fbpx

Quais são as principais habilidades de um Gestor de Logística?

O mercado em todos os seus setores vem passando por grandes transformações na última década. Profissionais experientes estão precisando se reinventar para continuar relevantes e contribuir para o sucesso de suas empresas cresce á cada dia. Isso é ainda mais importante em áreas com mudanças profundas, como o mercado do gestor de logística.

A constante capacitação e atualização é imprescindível para esse profissional. Mas você sabe o que está sendo e será cada vez mais exigido nesse cargo? A seguir, listamos as principais habilidades que você precisa desenvolver ou aprimorar como gestor de logística. Confira!

Aliar o trabalho à tecnologia

A capacidade de introduzir e utilizar tecnologia na rotina do controle logístico já é o aspecto mais importante em muitas empresas. Essa é uma realidade que tende a se expandir cada vez mais e transformar os modelos de negócio.

Estamos falando de ferramentas e plataformas que automatizam processos, simplificam etapas e aumentam a rastreabilidade do pedido até sua entrega. Tudo monitorado pela Torre de Controle Logística !

Mas por que adotar a tecnologia no ambiente de trabalho é tão vital? Para o gestor de logística, isso significa um potencial de reduzir custos e otimizar/agilizar os processos — pontos que impactam a competitividade de um negócio.

Investir em métodos de gerenciamento e produtividade

Não basta investir em uma ferramenta tecnológica e achar que isso resolve a eficiência da logística. Afinal, inovar significa colocar soluções em funcionamento, mas também inseri-la de forma inteligente na rotina.

Isso significa incluir, junto com a tecnologia, metodologias ágeis para produtividade e estruturar tarefas com foco na qualidade e agilidade de entrega. O gestor de logística, além dar soluções, precisa gerenciar sua equipe como um verdadeiro líder e utilizar ferramentas que ajudem a melhorar o dia-a-dia.

Reforçar o empreendedorismo e a busca por melhorias

Empresas do futuro precisam que os colaboradores sejam empreendedores, ainda mais nas funções vitais para o seu sucesso.

Como você vê o seu departamento daqui três meses? Um ano? Cinco? O gerente de logística precisa ter pró-atividade na busca pelas soluções que tragam economia e velocidade à sua operação.

Isso engloba levantar necessidades atuais, prever demandas futuras e criar uma estratégia de planejamento/execução visando metas ousadas.

Logo, empreender dentro da empresa significa encontrar soluções práticas dentro das suas possibilidades e do orçamento: fazer sempre mais e melhor com menos. Tecnologia, inteligência e métodos modernos de produção são o caminho para que você alcance esse nível de sucesso.

Ficar atento à sustentabilidade

A sustentabilidade é um assunto cada vez mais comum dentro da logística. Primeiro, claro, há a questão de responsabilidade: em um setor que utiliza tantos recursos, o desperdício e a má utilização dos itens geram impactos sérios para o meio ambiente.

Mas essa também é uma questão econômica. Ir atrás de conhecimento sobre sustentabilidade pode gerar estratégias de reaproveitamento. A otimização faz a empresa não só gerar menos lixo, mas reduzir gastos com material para a operação.

Nunca parar de aprender

Afinal, esse pode ser considerado o foco do nosso artigo: um mercado com demandas novas a todo o momento e com o surgimento de soluções que podem alavancar e destacar um negócio da sua concorrência exige adaptabilidade do profissional em nível de gerência.

Por isso, não existe mais um pico para a carreira. Quem pára de aprender fica para trás. Isso vale tanto na educação formal, com cursos de capacitação e especialização, quanto na busca constante por informação.

Enfim, essa vontade de empreender é o que move o gestor de logística do futuro, ou seja, pensar sempre em fazer melhor. Em um setor no qual o tempo de entrega ou o redesenho de uma rota pode ser uma grande vantagem competitiva, é o gestor responsável em buscar algo a mais que coloque a empresa na frente dos seus concorrentes.

Curtiu as dicas ? Então, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e ajude outros profissionais a crescer na carreira !

Um Software Saas, verdadeiramente escalável e robusto, com rápida implantação, e diversas formas de integração, para que você tenham todas as informações centralizadas.

Você vai se interessar também

Ecossistemas parceiros do My Tracking

O reconhecimento é essencial para o MyTracking, um sistema de rastreamento e gerenciamento logístico inovador. Parceiros como Inovabra (do Bradesco), Distrito For Startups, Associação Brasileira de Startups (ABStartups) e FIEMG Lab 4.0 são fundamentais para sua jornada. Esses ecossistemas promovem colaboração, desenvolvimento tecnológico e suporte a startups e empreendedores no Brasil, abrangendo desde programas de inovação industrial até representação e networking no setor de startups.

Leia mais »

Agende uma Demonstração

Valorizamos a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.